sexta-feira, 20 de junho de 2014

Parte 1

(A)Invenção do telefone

A PATENTE DO TELEFONE GEROU MUITA POLÊMICA

A invenção do telefone é atribuída a Alexander Graham Bell. O aparelho teria sido inventado em 1876. Pelo menos esta é a data do depósito de patente, solicitado por Bell junto ao USPTO.

Mas há quem diga que o verdadeiro inventor do aparelho foi o italiano Antonio Meucci. Para poder tomar conta de sua mulher, que estava enferma, e trabalhar ao mesmo tempo, o italiano criou um dispositvo que denominou “telégrafo falante”. Assim podia dar assistência à mulher, acamada no quarto superior da casa, enquanto trabalhava em seu laboratório, localizado no térreo.

Meucci teria feito uma demonstração pública de seu sistema em 1860, além de ter publicado uma descrição do invento numa publicação de língua italiana de Nova Iorque.

Em 1871, Meucci teria entrado com um “patent caseat” no Instituto de Patentes dos EUA, o que equivaleria a uma espécie de “provisional patent” nos dias atuais. Mas como não dispunha de recursos, não teve condições de levar adiante o pedido de patente junto ao Instituto.

Graham Bell, por sua vez, entrou com o pedido de patente junto ao USPTO e ganhou o direito sobre a invenção do telefone no ano de 1876. Seguiu-se, então, uma grande disputa que foi parar na Justiça.E o caso gerou muita polêmica.

Resumo da ópera: Meucci morreu antes da decisão judicial, em 1889, a invenção do telefone continua a ser atribuída a Graham Bell, a patente de Bell expirou alguns anos após a morte de Meucci e, em junho de 2002, o Congresso dos Estados Unidos reconheceu a contribuição do italiano para a invenção do telefone.Moral da história: Para não haver disputas ou polêmicas, o melhor a fazer é garantir o direito à patente, depositando o pedido junto ao INPI, no território brasileiro, ou via PCT, para garantir a proteção em outros países. 

Meucci ou Bell?
O julgamento histórico sobre quem realmente inventou o telefone não vai ser realizado pela equipe do Tecmundo. Em uma análise cronológica dos fatos, não se pode negar que Antonio Meucci inventou aparelhos ancestrais ao telefone bem antes de Bell, mas talvez não seja prudente colocar o escocês na História como um mero “ladrão de patentes”.

Origem do telefone de latinha
Pais:Reino Unido
Ano:1667
Nome:Robert Hook

instrumentos de cordas acústicos

Como o próprio nome diz, todos eles possuem pelo menos uma corda esticada, apresentando suas duas extremidades fixas. Uma perturbação é fornecida a esta corda através da própria mão ou de algum outro agente externo (palheta, arco no caso do violino ou violoncelo, etc), fazendo a corda entrar em vibração. Esta vibração está confinada entre as extremidades da corda e através de interferências entre os pulsos refletidos nas extremidades acabam formando uma onda estacionária com uma freqüência bem definida.

-Forças estáticas e tensão das cordas
-Elasticidade das cordas
-Intensidade relativa
-frequência
-densidade linear

Fontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário